Escolhido para ser o Ano Internacional do Cooperativismo, 2025 tem a intenção de mostrar que as cooperativas constroem um mundo melhor. É neste contexto que a Uniodonto Piracicaba se engaja na data a ser lembrada ao longo destes 12 meses do ano que já está em curso.
Para o dr. Cláudio Zambello, presidente da Uniodonto Piracicaba, está no DNA da cooperativa a realização de atividades que integrem o cirurgião-dentista cooperado fazendo da odontologia uma força para que todos atuem na sua gestão e dela colham resultados.
“A partir do momento em que a Organização das Nações Unidas estabeleceu o ano internacional do cooperativismo, vemos o quanto nós, em Piracicaba, temos feito em prol da união das cooperativas e dos cooperados”, diz Zambello. A Uniodonto realiza atividades em prol da sociedade há décadas. Foi a responsável pela elaboração de lei que institui o Dia Municipal do Cooperativismo e sua aplicação no âmbito municipal. Ainda no lado social, todo ano, desde 2014, participa do Dia C, ou Dia do Cooperar, estimulando dentistas cooperados e funcionários a ajudar ao próximo. Além disso, pratica a intercooperação unindo demais cooperativas locais e regionais para atividades em comum junto à sociedade e seus cooperados.
“No cooperativismo, além de promovermos princípios básicos como educação, preocupação com a comunidade e a intercooperação, também estimulamos nossos cooperados a ajudar entre si e fora do universo diário”, diz Zambello. Isso significa que quanto mais o dentista se une, maior atinge seus objetivos e interesses em prol de uma odontologia saudável e sustentável. A cooperativa possui, como exemplo, sua própria Dental, comercializando e ofertando produtos a preços que servem de parâmetro para o mercado.
Com as ações planejadas para 2025 e utilizando o lema de que as cooperativas fazem um mundo melhor, a intenção é mostrar que elas realizam ações sustentáveis preocupadas para com as pessoas, espelhando no dia a dia estas atividades que servem de modelo para diversos outros setores da sociedade.