O projeto de extensão RePensando Ações é organizado pelo curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás e nesta última edição teve a participação 45 estudantes do curso de Relações Públicas e outros 30 dos cursos de Direito, Enfermagem e Odontologia, além de dez professores.
Este ano a comunidade escolhida foi um bairro pobre em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital. O local carece de infraestrutura e a população de vários serviços que deveriam ser oferecidos pelo município. Mas eles tiveram um dia de atendimento jurídico para imigrantes, cadastro no CAD Único, atendimentos de enfermagem com palestras, exames e vacinas, corte de cabelo, atividades para as crianças com pula-pula, doces e distribuição de brinquedos, doação de roupas, calçados e livros. Foram distribuídos kits de higiene pessoal, cerca de 200 cestas básicas e funcionários do SINE fizeram cadastros para vagas de emprego.
A Uniodonto Goiânia e a Liga de Odontologia da UFG ofereceram atividades voltadas para a saúde bucal. Nossa cooperativa entrou com a infraestrutura, o escovódromo e 280 kits de escovação infantil e adulto e o curso de Odontologia com os profissionais. Cerca de 300 pessoas foram atendidas.
A professora Flávia Martins, coordenadora do projeto, explica que a ação faz parte da disciplina de Relações Públicas Comunitárias que promove discussões sobre vulnerabilidade, desigualdades sociais e diferenças identitárias e a partir daí são propostas ações para atender pessoas que fazem parte desses grupos. “Os estudantes são envolvidos em todas as etapas do projeto, desde o planejamento até o contato com as empresas parceiras. Nesse processo eles aprendem os aspectos profissionais da profissão e Relações Públicas, mas também a serem profissionais mais conscientes”, explica a professora.