Visando fortalecer o empreendedorismo cooperativista e encontrar soluções criativas, inovadoras e eficazes para os grandes desafios do mercado, as lideranças das singulares da Uniodonto de Nova Iguaçu e Sul Fluminense e a Ferjes, participaram da Missão Raízes do Cooperativismo em Manchester, na Inglaterra.
A Missão foi liderada pela Organização das Cooperativas do Brasil, ligada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de Janeiro (OCB/Sescoop-RJ). No período de 7 a 13 de julho, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as bases do cooperativismo mundial e atualizar o movimento cooperativista brasileiro, focando no empreendedorismo e na ampliação de oportunidades por meio de intercâmbio com Inglaterra e França, país que também foi visitado pela delegação.
A missão incluiu a visita ao Rochdale Pioneers Museum, localizada no condado de Lancashire, que se eternizou como o ponto histórico da fundação da primeira cooperativa do mundo, em 1844 pelos Pioneiros de Rochdale.
O propósito foi o de proporcionar aos diferentes líderes de cooperativas brasileiras o conhecimento sobre o berço do cooperativismo sua máxima atuação e o quanto o empreendedorismo pode ser o diferencial na atividade fim da cooperativa.
Participaram da missão o presidente da OCB/Sescoop-RJ, Vinicius Mesquita, o diretor Abdul Nasser, o presidente do Sebrae-RJ e da Facerj, Robson Carneiro, e o assessor especial do Sebrae-RJ, Renato Regazzi.
Robson Carneiro destacou a relevância das cooperativas como uma resposta inovadora e sustentável aos desafios do empreendedorismo tradicional. “Fundamentadas em valores como trabalho coletivo, democracia, honestidade, igualdade, equidade e solidariedade, essas organizações se diferenciam por promover benefícios amplos para todos os seus membros”, afirmou Carneiro.
“O Sebrae RJ é um grande aliado do cooperativismo e foi muito importante a presença desta organização na Missão Internacional” destacou o presidente da Ferjes, Dr. Mário Roberto de Souza Lopes.