Superando a marca de 2.680 participantes, oriundos de todas as regiões do país, a Uniodonto Campinas encerrou no dia 18 de agosto, o seu 10º Congresso de Odontologia, realizado no Parque de exposições Dom Pedro. O Congresso firmou-se como o maior congresso do gênero do interior paulista e homenageou os 45 anos da Cooperativa, com mais de 465 mil beneficiários nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto.
O evento foi aberto na noite de 16 de agosto com uma mesa solene de grande representatividade. Para a ocasião, o presidente da Uniodonto Campinas, Dr. Vladimir Borin, recebeu o prefeito de Campinas, Dario Saadi; o presidente Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; o representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Deputado Federal Arnaldo Jardim; da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Presidente da Uniodonto do Brasil, Dr. José Alves de Souza Neto; o presidente da Federação Paulista da Uniodonto, Dr. Luiz Eduardo Zaccharias; o presidente da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas, Dr. Nilden Carlos Alves Cardoso e o patrono do Congresso, Dr. José Luiz Cintra Junqueira. A sessão de abertura foi, também, o momento de homenagem a Roberto Gobbo, que presidiu a Uniodonto Campinas durante os últimos congressos realizados. O evento, que é bianual, foi interrompido por três anos consecutivos devido às medidas de distanciamento para contenção do Covid 19.
Além do Diretor Presidente, os diretores da Uniodonto do Brasil Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior, Dr. Júlio César Córdova Maciel e Dr. José Clovis Tomazzoni de Oliveira, participaram de vários pontos da programação, prestigiando o evento, que já é um marco para o cooperativismo odontológico.
Atualização
O congresso ofereceu atividades para todos os públicos, mas teve foco especial nos cirurgiões-dentistas cooperados e credenciados de todo o sistema Uniodonto. A programação também direcionou atividades para profissionais das áreas de Recursos Humanos das empresas contratantes e estudantes de odontologia. Entre os palestrantes, destacaram-se Amir Klink, Bruna Lombardi, o campeão olímpico André Heller, o ator Nelson Freitas e Juliano Kimura
Uma das fortalezas do Congresso da Uniodonto Campinas foi a dimensão científica, com um total de 103 cursos realizados. A curadoria dos cursos ficou a cargo da Comissão Científica do evento que, este ano, teve como patrono o cirurgião-dentista, Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Presidente do Conselho Superior da Faculdade São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas e unidades localizadas em oito cidades brasileiras, além de Diretor-Geral da Faculdade de Medicina do Sertão, lde Arcoverde, PE. O patrono do Congresso também é professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação de Odontologia da São Leopoldo Mandic.
Profissionais da área e estudantes de odontologia tiveram oportunidade atualizar seus conhecimentos por meio de cursos teóricos, aulas práticas e palestras de várias especialidades, conhecer de perto e adquirir novas tecnologias, materiais, equipamentos e produtos nos 40 estandes que compuseram a 15ª Feira de Produtos e Negócios.
“A realização deste Congresso agrega valor à marca Uniodonto, pois a atualização técnica proporcionada pelo evento aos profissionais da odontologia beneficia, em última instância nossos milhares de clientes, como um diferencial de qualidade na assistência prestada. Campinas tem localização estratégica para receber eventos de grande porte, devido às questões logísticas, como a presença do aeroporto, o que é muito propício para nosso Congresso. Estamos muito felizes pelo sucesso alcançado, que superou nossas melhores expectativas. E esse sucesso foi possível porque o Congresso contou com o engajamento e a dedicação da equipe interna da Uniodonto Campinas, responsável por toda a organização”, destacou Dr. Borin.
Toda a comunidade do município foi beneficiada pelo Congresso que promoveu exames gratuitos no Largo do Rosário, região central de Campinas, com foco na conscientização sobre o Câncer Bucal, a campanha Agosto Grená que é realizada todos os anos.