Skip to main content
Notícias

ACI – Américas – Dirigente do Sistema Uniodonto é novo presidente da Organização Regional da Aliança Cooperativa Internacional 

Dr. José Alves - PResidente da Uniodonto do Brasil e Presidente da ACI - AméricasO presidente da Uniodonto do Brasil – Central Nacional de Cooperativas Odontológicas, Dr. José Alves de Souza Neto foi conduzido à presidência da ACI – Américas que é a organização regional da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas. A ACI é o principal órgão de representação do cooperativismo no mundo.

É a primeira vez que o ramo saúde, formado por cooperativas médicas e odontológicas, e de outras profissões da área da saúde ocupa a presidência da organização. José Alves integra o Conselho de Administração da ACI Américas desde 2010. Faz parte da coordenação do ramo saúde do cooperativismo brasileiro junto ao Sistema OCB, que integra a ACI desde 1989.  O Brasil foi o primeiro país não europeu a presidir a ACI, entre 1997 e 2001, quando o cooperativista Roberto Rodrigues assumiu a presidência da Aliança. 

A ACI Américas foi criada em 1990 e reúne 100 membros de 24 países do continente americano. Representa as cooperativas do continente americano junto a organismos como IICA, ALADI OIT, OEA, União Europeia e ONU. 

A ACI foi fundada em 1895, no Reino Unido, como descendente do movimento de Rochdale. São subordinados à ACI, quatro escritórios regionais: África, Américas, Ásia Pacífico e Europa que congregam mais de 1,2 bilhão de cooperados que estão ligados a mais de três milhões de cooperativas.

 “É uma satisfação e também uma grande responsabilidade estar à frente de uma organização que representa o cooperativismo nos países americanos. Nossa participação terá o objetivo de impactar o fortalecimento do movimento cooperativista brasileiro e americano. Isso poderá se dar através da prospecção de oportunidades de negócios, intercooperação, cooperação técnica, transferência de conhecimento e formação de parcerias estratégicas internacionais.”, salienta Dr. José, que continua: “O Cooperativismo Brasileiro é reconhecido por sua força e organização. Somos um sistema único, capitaneado pelo Sistema OCB, que representa o cooperativismo nacionalmente e tem presença local em todas as Unidades da Federação.”