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A busca por ser reconhecida como uma empresa sustentável em todos os sentidos, líder de mercado, com serviços de referência e foco na promoção e prevenção à saúde bucal faz parte do DNA da Uniodonto Campinas.

A Acreditação é um processo voluntário que visa uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e gestão de saúde instituída pela ANS. O objetivo principal é a qualificação da prestação dos serviços em saúde, induzindo a mudança no modelo de atenção existente, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário e para a rede de prestadores.

Almejando essa conquista, a Uniodonto Campinas conta com auditorias diagnósticas e calibração dos seus processos. O suporte e empenho do Comitê Estratégico, Compliance e Riscos, formado por 11 núcleos (Sustentabilidade Financeira, Ética e Política, Socioambiental, Controles Internos, Qualificação da Rede, Legal e Operacional, Segurança do Paciente, Segurança da Informação, Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico e Governança e RH), tem sido fundamental. Toda a equipe está trabalhando para o cumprimento de 134 itens que fazem parte de requisitos para a Acreditação. Importante ressaltar que isso não seria possível sem o apoio e incentivo da alta gestão.

O modelo de acreditação de operadoras é bastante rigoroso e bem definido. As operadoras que se dispõem a buscar esse selo precisam fazer uma mudança total na sua estrutura organizacional. Para se adequar a esse modelo, a Uniodonto Campinas passou por várias mudanças, reestruturou todos os seus processos e, principalmente, investiu em um modelo de governança corporativa, gestão de pessoas e desenvolvimento das lideranças. A área de tecnologia da informação e segurança de dados está mais forte e desenvolvida. Passamos a olhar também para a gestão de riscos corporativos e a pensar na sustentabilidade financeira da operadora. Tudo respaldado por um programa de melhoria da qualidade, que é a base para o mapeamento e execução dos processos de cada área. Passamos a fazer uma gestão total da empresa por indicadores, que só foi possível a partir do momento em que começamos um planejamento estratégico de todas as áreas da empresa.

Dentro desse modelo, também estamos trabalhando na gestão da qualificação dos prestadores, pois isso contribui para a experiência positiva de nossos clientes. Sabemos que hoje nosso beneficiário enxerga satisfação tanto no que a operadora oferece em termos de atendimento administrativo quanto em atendimento assistencial.

Essa busca pela diferenciação no mercado, com um padrão de qualidade elevado, só é possível com investimentos, não só financeiramente, mas também na qualificação profissional de todo time.

É um esforço contínuo de toda a equipe e, também, da alta gestão, para que todos juntos consigam atingir esse modelo.