Pular para o conteúdo principal

A Odontologia do Esporte é uma especialidade nova, tendo sido reconhecida pelo CFO somente em 2015. Ela evoluiu a partir da preocupação com a saúde bucal dos atletas das mais variadas modalidades esportivas e sua exposição aos riscos de ferimentos e fraturas da região orofacial.

A prática dessa nova especialidade carrega a responsabilidade dos cuidados aos atletas na prevenção, proteção, cuidados no doping, acompanhamento e orientação, que muitas vezes é particular e específica de cada modalidade.

Em São José dos Campos, o dentista cooperado da Uniodonto Dr. Theo Castello Branco da Silveira tem prestado atendimento a atletas de alto desempenho do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura Municipal. No início de julho, ele realizou check up odontológico na atleta Kamila Barbosa, a fim de prevenir problemas bucais para a sequência da temporada internacional e nacional de treinos e competições de wrestling. Atualmente, Kamila ocupa o terceiro lugar no ranking mundial.

“É extremamente importante o acompanhamento odontológico do atleta, em qualquer modalidade, pois estudos comprovam que alterações patológicas bucais interferem no desempenho esportivo”, explica Dr. Theo. “Além disso, algumas modalidades esportivas apresentam alto índice de acidentes, devido ao contato físico. Nesses casos, é recomendado o uso de protetor bucal”.

O profissional especializado em Odontologia do Esporte também precisa ter noções de farmacologia, para não correr o risco de prescrever medicamentos que possam gerar resultados positivos de doping. “É uma especialidade bastante abrangente e necessária no meio esportivo. Porém, ainda precisamos de maior consciência dessa demanda, para que seja um trabalho sistemático”, conclui Dr. Theo.