Dar atenção redobrada às cerca de 750 famílias que residem na Comunidades Pantanal 1 e 2 e no Vitória, região do Jardim Itapuã, além de auxiliar os mais de 3 mil moradores. Este é o desafio de seis cooperativas piracicabanas que estão se unindo para arrecadar cobertores e incentivar a criação de uma cooperativa de costureiras no bairro.
A ação faz parte do Dia C 2020 (o Dia do Cooperar), realizado em todo o país pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) através da sua unidade de São Paulo. As atividades em Piracicaba ocorrem desde 2015, sendo que, desde então, as cooperativas, já revitalizaram horas comunitárias no bairro Santa Fé, no Coração de Maria Nossa Mãe Lar Escola e Nossa Escola Municipal, além da arrecadação de quase 3 toneladas de leite e alimentos para o Lar dos Velhinhos e o Lar Betel.
Em 2020, as ações, que ocorrem em todo o país, serão realizadas à distância devido à pandemia do coronavírus. Em Piracicaba se uniram as cooperativas Coplacana, Credsaúde, Escola Coopep, Sicredi e Uniodonto, sendo que em suas unidades estarão sendo desenvolvidas divulgações para arrecadar ao menos 500 cobertores (novos ou usados) a serem entregues no início de julho à liderança comunitária daquela região.
Outra ação destas cooperativas, liderada pela Escola Coopep, está a criação da Costupira, Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Piracicaba, a qual também conta com incentivo do Coletivo Oswaldo Cruz e do Sescoop-SP. O Coletivo Oswaldo Cruz é um grupo de voluntários cuja ação é criar frentes de solidariedade para este período de pandemia e centraliza todas as ações de solidariedade em Piracicaba. A Costupira já está a todo valor confeccionando e distribuindo máscaras de proteção facial aos moradores de regiões carentes.
As doações dos cobertores podem ser feitas nas unidades das cooperativas Coplacana, Credsaúde, Escola Coopep, Sicredi e Uniodonto cujos endereços podem ser conferidos na página Cooperar Piracicaba no Facebook.
(Assessoria de comunicação: Edson Rontani Júnior – MTb 22.694)